AMAVI - Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí

Tremtur

Baixe o Flash Player para ver esse vídeo.

A Tremtur é um projeto que visa o resgate da história e do romantismo da época em que as viagens de trem ainda eram comuns pelo Alto Vale do Itajaí.

Utilizando como base a locomotiva chamada Baldwin Ten Wheel, e alguns vagões restaurados, o projeto é um sucesso pelas mãos de voluntários, que, apesar das dificuldades, conseguiram reerguer um trecho da estrada de ferro e deixar novamente em condições de uso a estação ferroviária de Matador, a locomotiva e os vagões de passageiros.

Após trinta e cinco anos de abandono, a parte relativa ao Alto Vale do Itajaí da Estrada de Ferro de Santa Catarina está novamente sob construção, e deve chegar, no final do projeto, aos 27,6 quilômetros de comprimento.

Estes 27 quilômetros que devem compreender os municípios de Rio do Sul e Apiúna, abrangem belas pontes de pedra, pontes metálicas e túneis. Estas construções cortam a serra catarinense e percorrem o Rio Itajaí-Açu.

Somente a locomotiva rendeu aos trabalhadores sete anos de esforço conjunto, sendo que a maioria do material disponibilizado era proveniente de doações.

Aproveite e dê um passeio até a Estação Ferroviária de Matador, e aprecie 10 anos de trabalho concretizados em forma de história e cultura.

Aqui você pode conhecer um pouco mais sobre a Tremtur e sua hitória. Este vídeo de 13 minutos conta em detalhes todo o projeto que visa valorizar o Alto Vale do Itajaí.

Links da Tremtur

Eventos em Destaque

Consórcios


Acesso Rápido

Próximos aniversários