AMAVI - Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí

Planos municipais de saneamento são discutidos em fórum regional

sexta, 12 de maio de 2017

Através de uma parceira entre AMAVI, UDESC e MPSC, no último dia 10, foi realizado em Ibirama, o I Fórum Regional de Gestão em Saneamento Ambiental. O evento reuniu gestores municipais, técnicos e estudantes dos 28 municípios do Alto Vale do Itajaí para discutir principalmente a revisão dos Planos Municipais de Saneamento Básico elaborados em 2011 e 2012 e a efetividade das metas propostas nos planos.

A AMAVI esteve representada na abertura do evento pelo prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, que destacou a importância de se promover eventos com temas como este e lembrou que Ibirama passa por obras de implantação da rede de esgotamento sanitário e que o Plano Municipal de Saneamento Básico está na Câmara para aprovação. Poffo frisou ainda que os municípios são cobrados quanto à coleta de lixo, rede pluvial, coleta de resíduos sólidos, fornecimento de água potável e esgotamento sanitário, porém, os municípios possuem poucos recursos, e por isso, é necessária a união de forças em todas as esferas.

O promotor de justiça, Ernani Dutra, falou que há muito tempo vem alertando os prefeitos sobre este tema e lembrou que os municípios que não realizarem a revisão dos planos de saneamento podem ser impedidos de receber recursos federais e sofrer outras penalidades. O prazo para revisão dos planos é dezembro de 2017.

Mais notícias

Eventos em Destaque

Consórcios


Acesso Rápido

Próximos aniversários